Se você passou longas noites sem dormir se revirando, você não está sozinha. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.
Em um artigo de 2020 publicado no Journal of Sleep Research, 50,5% dos participantes relataram ter dificuldades com insônia. Portanto, se você deseja melhorar seus hábitos de sono, considere estas dicas simples.
Mantenha um horário regular e disciplinado de sono
Se possível, procure ter um horário consistente, ou seja, procure dormir sempre no mesmo horário. Lembrando que também é importante acordar sempre no mesmo horário, o nosso corpo ama a rotina! Levantar-se no mesmo horário diariamente e obter alguma exposição à luz logo após acordar, ajuda você a definir o relógio biológico da manhã e da noite”.
Desligue as telas antes de dormir
Faça uma pausa no seu smartphone, laptop ou televisão e reserve pelo menos 30 minutos – idealmente até 60 minutos – para relaxar antes de dormir. O cérebro precisa se descomprimir e relaxar sem telas, acrescentando que qualquer dispositivo eletrônico que emite luz azul pode dificultar o sono e o sono.
A luz azul antes de dormir afeta negativamente a produção natural de melatonina do nosso cérebro. A melatonina é feita em nosso cérebro e precisa da escuridão para nos ajudar a dormir. É o hormônio que nos deixa sonolentos e não gosta de luz – especialmente a luz azul.
Em vez de percorrer o Instagram ou assistir Netflix antes de dormir, considere formas alternativas de entretenimento, como ouvir o Relaxamento Noturno, ou ainda, Alívio da Ansiedade, no nosso youtube.
Crie um ambiente tranquilo
Otimize seu ambiente de sono mantendo seu quarto escuro, fresco, silencioso e livre de desordem. Diminua as luzes e feche as cortinas quando estiver quase na hora de dormir. Organize os itens em sua mesa de cabeceira e coloque suas roupas sujas no cesto de roupa suja. E quando se trata de sua roupa de cama, opte por lençóis leves e respiráveis (o linho é uma ótima opção) para manter uma temperatura de sono confortável.
Pratique a atenção plena ou ainda melhor, inicie a Meditação Transcendental (comprovada cientificamente pelos seus inúmeros benefícios)
Meditações na hora de dormir, que podem incluir alongamentos leves e exercícios de respiração calmantes, podem ajudá-lo a adormecer. De acordo com as descobertas de um estudo de 2015 publicado no JAMA Internal Medicine, os participantes que passaram por práticas padronizadas de consciência consciente experimentaram menos insônia e fadiga em apenas seis semanas.
A Meditação Transcendental (MT) é extremamente poderosa para reduzir os níveis de cortisol. Ela envolve repetir silenciosamente um mantra específico (uma palavra) de uma forma que ajuda a mente a se estabelecer em um estado profundo de relaxamento.
A MT é praticada por 20 minutos, duas vezes ao dia, sentado confortavelmente com os olhos fechados.
Usar nossos BLENDS NEUROAROMÁTICOS ESSAIRE
Os nossos Blends Neuroaromáticos de Uso Noturno são perfeitos para você ter uma noite tranquila, com sono profundo e restaurador, acalmando o seu corpo, aliviando ansiedade, medo, tensão, preocupações, aliviando dores de cabeça, enxaqueca, sinusite, dores nas costas e tantos sentimentos incômodos. Melhorando não apenas a sua noite, mas principalmente o seu dia a dia, promovendo mais bem-estar, qualidade de vida e saúde.
Experimente o diário do sono
Com o estresse muitas vezes levando a problemas de sono, aqueles que sofrem de insônia podem achar que o diário todas as noites é eficaz para ajudá-los a organizar seus pensamentos e relaxar na hora de dormir. Um estudo de 2011 sugere que a escrita pessoal pode ajudar a aliviar as preocupações, acalmar a mente e melhorar o sono.
Passe alguns minutos antes de dormir refletindo sobre o seu dia e colocando seus pensamentos no papel – sejam eles positivos ou negativos. O truque é ser honesto sobre como você se sente enquanto escreve, em vez de engarrafar as coisas, o que o ajudará a limpar a cabeça antes de dormir.
